Legislação

Esclarecimento sobre o uso não profissional de Produtos Fitofarmacêuticos.



Os utilizadores não profissionais («Utilizador não profissional»: o público em geral a quem é permitido manusear e aplicar produtos fitofarmacêuticos em ambiente doméstico), não necessitam de formação e podem adquirir produtos que estão identificados no sítio da DGAV em Produtos Fitofarmacêuticos: Lista dos Produtos Fitofarmacêuticos Autorizados para uso Não Profissional.

Caso pretendam utilizar produtos de uso profissional (que dispõem da frase: “Este produto destina-se a ser utilizado por agricultores e outros aplicadores de produtos fitofarmacêuticos.”), então terão que ter formação obrigatória que os habilitem para obtenção de cartão de aplicador e neste caso aplica-se a Lei 26/2013.


Certifique-se que o produto que normalmente utilizava é ou não profissional


Mais Informação em DGADR

__________________________________________________________

TARIFA SOCIAL - ÁGUA, ELECTRICIDADE E GÁS

Está disponível para as pessoas carenciadas a possibilidade de solicitar a aplicação da tarifa social para o fornecimento de electricidade, água e Gás.
No âmbito do fornecimento de energia, o pedido deve ser solicitado junto da entidade fornecedora.
No caso do fornecimento da água, a Câmara Municipal de Chaves aprovou a aplicação da tarifa social no fornecimento de água domiciliária, bastando que para isso as pessoas com carências demonstradas se candidatem à referida tarifa social, devendo dirigir-se á Divisão de Águas e Resíduos (Largo do Anjo) em Chaves.

A tarifa social é aplicável tendo em conta o rendimento anual do agregado familiar, devendo os beneficiários estarem numa situação de carência socioeconómica, comprovada pelo sistema de segurança social e cumulativamente serem beneficiários de uma das seguintes prestações sociais:
  • Complemento solidário para idosos
  • Rendimento social de inserção
  • Subsídio social de desemprego
  • Abono de família
  • Pensão social de invalidez
  • Pensão social de velhice.

  
Para mais informações contacte a Junta de Freguesia.

__________________________________________________________

PDR Continente 2020: 

Datas previstas de abertura das Candidaturas para Ações/Operações Florestais e outras de interesse.


Mais informação

__________________________________________________________

Registo e Licenciamento de Cães

  • O licenciamento de canídeos é efetuado entre os 3 e os 6 meses de idade.
  • A licença pode ser emitida em qualquer altura do ano.
  • A detenção, posse e circulação de um canídeo carece de licença, sujeita a renovação anual, que tem de ser requerida na junta de freguesia, aquando do registo do animal.
  •  
  • Para proceder ao licenciamento do seu canídeo são condições prévias obrigatórias, a Identificação Eletrónica (aplicável a cães nascidos a partir de 01 de julho de 2004 ou a partir de 01 de julho de 2008) e a Vacinação.
  • ·         Após a identificação eletrónica, o dono do animal tem 30 dias para efetuar o registo, apenas realizado uma única vez na vida do animal.
  • ·         Os donos de cães devem renovar a licença todos os anos, sob pena de caducidade da licença. (cfr. art.º 4.º, n.º 2, do Regulamento de Registo, Classificação e Licenciamento de Cães e Gatos, anexo à Portaria n.º 421/2004, de 24 de abril).

______________________________________________________

Período critico 2014

Portaria nº110/2014, de 22 de Maio 

Portaria nº110/2014, de 22 de Maio  Estabelece que o período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, vigore de 1 de Julho a 30 de Setembro, no ano de 2014.

______________________________________________________

Cuidados na realização de queimadas e o uso de máquinas no verão



_______________________________________________________________

PEDIDO ÚNICO 2014 - Candidaturas Agrícolas

O período de apresentação das candidaturas ao Pedido Único (PU), para o ano de 2014, decorrerá entre 1 de fevereiro e 30 de abril.

No ano de 2014, e durante o restante período de atribuição de prémios referentes às Medidas Florestais, o pedido anual de pagamento do Prémio por Perda de Rendimento e/ou do Prémio à Manutenção, ao abrigo do Regulamento (CEE) N.º 2080/1992 e do Regulamento (CEE) N.º 2328/1991, deverá ser formalizado através do Pedido Único.

O PU pode ser entregue pelo próprio beneficiário, de forma desmaterializada na Área Reservada do Portal do IFAP, através das entidades reconhecidas ou nas Direções Regionais de Agricultura e Pescas.

Destacamos a importância de efetuar a sua candidatura atempadamente evitando, assim, eventuais penalizações por entrega tardia.

Para informação detalhada relativamente ao PU, nomeadamente prazos de entrega de outros formulários, consulte a página Pedido Único 2014.
 __________________________________________________________

Obrigações Fiscais relativas a actividade agrícola, silvícola e pecuária. 

 No quadro das actividades em referência, com a alteração introduzida pelo art.º 198.º da Lei n.º 66-B/2012, de 31 de Dezembro  que aprovou o Orçamento do Estado (O.E.) para 2013, foram estabelecidas novas regras para os contribuintes que, até aqui, estavam dispensados da obrigação da liquidação do IVA nas transmissões de bens e prestações de serviços no âmbito das actividades agrícolas, silvícolas ou pecuárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário